A ORIGEM DO NOME
A origem da palavra anorak vem das regiões do Alasca, Canadá e Groenlândia, dos esquimós Inuítes, indígenas dessas regiões que vivem no Ártico há milhares de anos e possuem grande experiência em sobrevivência no gelo, sendo geniais em tudo o que desenvolveram.
O primeiro Anorak, feito de pele de caribu, foi inventado pelos Inuítes do Ártico, que precisavam de um casaco que os protegesse contra o frio e a chuva durante a caça e a navegação em caiaques. Os “Anoraks Inuit” exigiam manutenção com óleo de peixe para manter sua resistência à água.
SNORKEL N-3B
O termo Anorak (ou annoraaq) vem do groenlandês, mas a primeira vez que foi utilizado na linguagem ocidental foi em 1924. Somente em 1950, os americanos desenvolveram a primeira versão fabricada com nylon da DuPont para uso militar, nomeada de Parka Snorkel N-3B, projetada para ser utilizada em zonas com temperaturas extremamente baixas, chegando a -60°F (-51°C).
Ela ganhou o nome de “Parka Snorkel” porque seu capuz podia ser ajustado de forma a deixar apenas um pequeno túnel (ou snorkel) para a visão.
Versões de Anoraks acabaram surgindo na Europa, com cortes um pouco mais compridos, abaixo da cintura, sendo utilizadas por fãs de trens que, muitas vezes, aguardavam sua chegada em situações de frio intenso e vento. O uso desse tipo de vestuário se popularizou entre os europeus.
A indústria têxtil outdoor evoluiu muito desde então, com tecidos construídos como peneiras moleculares, que inibem a entrada da água, mas, ao mesmo tempo, permitem que o vapor da transpiração seja transferido para a parte externa do tecido, sem perder sua impermeabilidade.
No lugar do óleo de peixe para repelir a água, as empresas passaram a utilizar resinas de PU, sendo a mais conhecida atualmente o DWR (Durable Water Repellent).
Fique atento ao nosso calendário de eventos e palestras! Acompanhe nossas mídias e fique por dentro do cronograma de palestras na Mundo Terra mais próxima de você.
Instagram: @mundoterra.com.br
🔗 www.mundoterra.com.br